terça-feira, 5 de abril de 2011

Vivendo a vida livre de qualquer forma ou molde


“E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes...”

(Romanos 12:2)


O que tenho percebido entre os homens, é que muitos tem optado por tomar a forma de certos estilos de vida, ou de concepções que determinam o seu estilo de pensar e de ver a vida.


Tenho trabalhado com os mais diferentes tipos de pessoas, desde universitários, pessoas de classe social mais elevada, homens e jovens viciados em drogas, adictos em recuperação, jovens dentro de um sistema prisional, e pessoas que se dizem cristãs e evangélicas.


Dentre tantas características, tenho percebido em todos os meios sociais, que normalmente o ser humano quer tomar a forma de algo que pra ele naquele momento é o estilo que ele deseja, ou ambiciona como meio de vida.


Vejo jovens, adolescentes assumirem pra si a forma de um sistema criminal, assumindo a personificação do crime. Vejo jovens assumindo para si a personificação de um usuário de drogas. Vejo mulheres assumindo para si a personificação de vítimas e coitadinhas. Vejo homens buscando afirmação pessoal assumirem para si um estilo religioso de vida. Vejo muitas coisas...


Porém, o que percebo, é que todos e em todas as áreas, sejam elas quais forem; eles querem tomar a forma de algo que venha determinar o seu caminho, seu conceito, sua vida, seu estilo, sua fé, sua tese, enfim, caracterizar que ele é.


Porém, Paulo nos adverte nesta passagem em Romanos, que não devemos nos “amoldar” a nenhum sistema que tenha no mundo o padrão de vida.


Sim, pois, quando ele diz para não se “amoldar”, é porque há a possibilidade de que os homens, buscando satisfazer seus desejos e anseios, assumam a forma de um molde padronizado pelo mundo imediato.


Porém, o que vemos no mundo, é um sistema totalmente doentio, escravizador, adoecedor, e capaz de anular o “ser” que há em cada homem, fazendo dele um clone padronizado pelos ditames do sistema, seja ele de qual vertente seja.


Quando assumimos uma forma, um jeito, um trejeito, um estilo, uma fala, um conceito, uma fé, que tenha no mundo imediato os seus propagadores, corremos o risco de anular quem somos, e termos as nossas almas escravizadas por este sistema.


A questão é que, indubitavelmente, todos que não tem no Evangelho o padrão de vida, inquestionavelmente se entregam a um ou a outro sistema horizontal no mundo. Seja desde as percepções e conceitos filosóficos e religiosos, até mesmo ao estilo de se vestir, falar e pensar. Porém, o “desmoldar” da alma desta forma que o sistema do mundo nos impõe, só é possível quando temos a nossa mente transformada e renovada na Graça de Deus.


Ou seja, é necessário que cotidianamente nos permitirmos sofrer uma metanóia, uma conversão da mente e coração, pacificados na Graça e no Amor de Deus. Isto acontece quando nos entregamos totalmente à fé no que em Cristo nos foi outorgado por Deus: sermos verdadeiramente livres.


Assim, esta liberdade não somente salva a alma, como também, nos “desmolda” do sistema do mundo, nos colocando num Caminho em quem podemos ser quem verdadeiramente somos, sem qualquer necessidade de assumir um conceito, um estilo pré-determinado seja por qualquer vertente da vida – religioso, filosófico, social, moral, ético e etc. – no Caminho, temos a alma liberta e ganhamos a liberdade de vivermos fora dos ditames determinados pelo mundo.


Com isso, tendo a mente transformada e pacificada pela Graça, conseguimos experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor para as nossas vidas.


Pense nisso!


Na Graça Dele,


Juliano Marcel

05 de abril de 2011

Bragança Paulista-SP



Continue lendo >>

E os do Caminho...

... têm que ser apenas gente andante, seguindo a Jesus com outros, cada um com seu nível de compreensão e percepção, porém todos desejosos de aprenderem a Cristo, conforme Jesus no ensinou ser o caminho de gente que busca se tornar semelhante a Ele.

Este é o convite aos do Caminho: tornarem-se semelhantes a Jesus no curso da jornada da fé; dia a dia sendo transformados de glória em glória; até que se vá chegando à estatura do Novo Homem, o qual se renova segundo Deus mediante a pratica do amor e da verdade.

Assim que é! Vem & vê!

  ©:::::: Graça&Com-vivência | Caminho da Graça ::::::: - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo