sábado, 27 de novembro de 2010

ONDE O REINO NASCE?

Onde o Reino de Deus nasce? É a pergunta que devemos fazer, uma vez que ouvimos acerca deste Reino, ouvimos que fazemos parte deste reino, porém, não conseguimos demilitá-lo, identificá-lo, dimensioná-lo.

Devido a isso, indagamos: o reino é algo presente ou é futuro? É pessoal ou social? É abstrato ou concreto? É terreno ou celestial? É espiritual ou é político? Está ligado somente à Igreja ou abarca o mundo todo? É um dom de Deus ou nós mesmos o inauguramos?

Nossa propensão humana de dividir o reino em categorias lógicas, que possamos manipular, despedaça a sua integridade. O reino de Deus deveria despedaçar nossas categorias humanas.

Em nossa limitação queremos compreendê-lo, examiná-lo e analisá-lo. Mas Deus nos ordena que entremos nele. Deus convoca-nos a voltar às costas para os reinos deste mundo e a adotar um lar de ponta-cabeça. Subjacente a todo ensinamento de Jesus acerca do reino, há uma chamada para que correspondamos ao Seu convite, façamos parte do reino; não para o dissecarmos com nossa intelectualidade, e sim, para que entremos nele. Qual será a nossa reação?

Afinal, o que o reino indica? Para o que o reino aponta? Em qual direção o reino nos dirige?

Sinais da presença do reino explodem sempre que pessoas submetem sua vontade e seus relacionamentos aos caminhos de Deus. E é justamente esta submissão à vontade de Deus, que inaugura o reino de Deus em nós, fazendo com que os valores de nossas vidas se invertam, ficando de ponta-cabeça.

E para respondermos a todas estas perguntas acerca do reino, devemos entender e nos conscientizar de que a resposta está na encarnação. Sim! Jesus de Nazaré desvendou Deus. Começamos a apreender o sentido de reino por meio da vida e dos ensinamentos de Jesus. A vida de Jesus foi a Palavra final e definitiva de Deus. Por meio da pessoa e do ministério de Jesus, a voz de Deus falou com clareza, em uma linguagem universal que todos podem compreender.

Jesus apresenta o reino como uma nova ordem que rompe com caminhos antigos, valores antigos, pressupostos antigos. Se não faz outra coisa, o reino de Deus despedaça os pressupostos que governam a nossa vida. Na qualidade de cidadãos do reino, não podemos supor que as coisas sejam justas somente porque são o que são. A perspectiva de ponta cabeça enfoca os pontos de divergência e conflito entre o reino de Deus e os reinos deste mundo.

Em outra oportunidade, iremos ampliar este conceito de Reino invertido!

Por ora, limito-me a gerar estas questões acerca do Reino de Deus para que possamos refletir em qual reino estamos vivendo, uma vez que a presente ordem – a saber, a “igreja” do Brasil – tem vivido em um reino que não podemos dizer que é o Reino de Deus, e sim o reino do próprio ventre, interesses, ambições e desejos para o presente momento.

Pense nisso!

Na graça Dele,

Juliano Marcel
27/11/2010
Bragança Paulista-SP
juliano.marcel@ymail.com
www.julianomarcel.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário


E os do Caminho...

... têm que ser apenas gente andante, seguindo a Jesus com outros, cada um com seu nível de compreensão e percepção, porém todos desejosos de aprenderem a Cristo, conforme Jesus no ensinou ser o caminho de gente que busca se tornar semelhante a Ele.

Este é o convite aos do Caminho: tornarem-se semelhantes a Jesus no curso da jornada da fé; dia a dia sendo transformados de glória em glória; até que se vá chegando à estatura do Novo Homem, o qual se renova segundo Deus mediante a pratica do amor e da verdade.

Assim que é! Vem & vê!

  ©:::::: Graça&Com-vivência | Caminho da Graça ::::::: - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo