terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Que o seu olhar em 2012 seja cheio de luz!

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (MT 6:22,23)

Vi muitas pessoas no decorrer deste ano sofrerem por conseqüência da vida, de fatos, crises, enfermidades, problemas e aflições. Vi homens agindo com maldade, como que predadores caçando seu alimento; só que sua caça era pessoas comuns, que não tinham nada com estes e nem haviam dado motivos paras seus ódios homicidas. Vi mulheres entrarem em depressão por conta de crises relacionais.

Vi amizades que antes eram celebradas com júbilos, agora, serem rompidas por questões de opinião e desentendimentos infantis.

Vi que a cada dia que passa o ser humano evolui, não de forma ascendente em sua consciência, e sim, de forma decrescente, em direção à sua animalidade mais instintual possível, se tornando por muitas vezes irracionais.

Vi que tudo tem a ver com o olhar do homem. Sim! Tudo está proposto a partir do olhar, da percepção, da interpretação individual das circunstâncias cotidianas. Afinal, a realidade é objetiva, mas sua interpretação é individual e estritamente subjetiva, não refletindo a objetividade factual da realidade imposta.

A partir desta premissa, entendemos porque tantas pessoas sofreram e continuarão a sofrer em suas vidas. Porque tudo se resume ao olhar de cada um à vida.

Foi o que Jesus afirmou no sermão da montanha. Se você ver a vida com um olhar bom – independente se ela vem embrulhada como presente e te faz cócegas de alegria, ou se ela te traz o sabor amargo do fel e angústias oriundas da dor e sofrimento – Jesus diz que o seu corpo será luminoso.

Ou seja, a saúde pessoal e psíquica é determinada pela forma com que você olha a vida e responde aos acontecimentos que lhe são inerentes.

Se você interpreta a vida – independente da forma como ela se apresenta – buscando em cada acontecimento ver o melhor das pessoas e das circunstâncias, e para quê tais circunstâncias estão acontecendo, e principalmente, o que pode aprender com elas, Jesus afirma que haverá luz em seu corpo. Ou seja, você será uma pessoa que irradia boa luz ao mundo.

O contrário é verdadeiro. Quando você olha a vida de forma negativa, sempre competitiva, buscando sobressair aos outros, buscando o pior nas pessoas, nas circunstâncias, dando atenção às questões medíocres, vendo os homens como adversários a serem combatidos e vencidos numa arena de gladiadores e animais; o resultado será uma vida de trevas.

É o que Jesus afirma e é o que sempre se vê ao nosso redor. Quando vemos pessoas sempre buscando arrogantemente se autoafirmar na vida, fica explícito as trevas que tal indivíduo é habitado e vive.

Sua vida passa a ser um cotidiano de trevas e negridão em todos os âmbitos. Ela pode até tentar acender uma luzinha em sua caminhada, mas a treva que habita o âmago do seu ser sobressairá. Com isso, ela viverá de problemas em problemas, de dor em dor, de trevas em trevas. Será uma pessoa amarga e solitária, pois não há possibilidade de comunhão nas trevas. Não há possibilidade de amizade nas trevas. Não há possibilidade daquele que é habitado pelas trevas ter comunhão com os filhos da luz. Quando um chega o outro tem que sair. E sempre quem se retira são as trevas (ou naquele habitam tais trevas).

Isso é fato. Conheço particularmente pessoas que são habitação de trevas. Ela sempre busca um pezinho de alguém, um falha, um erro, uma oportunidade para diminuir a credibilidade de outro, um acontecimento para se autoafirmar egoísta-e-soberbamente arrogante. Inclusive um, sempre vem visitar este portal.

Se é assim – e eu sei que assim é pela Verdade da Palavra –, o meu desejo é que no ano de 2012 você se permita olhar a vida de uma forma diferente. Sim, responda à vida com carinho, bondade e amor. Se assim você fizer, pode ter certeza que por mais difícil que possa ser o seu caminho, jamais você andará em trevas. Será como uma candeia que é acesa e é colocada em um velador para que sua luz ilumine os passos de outros.

A escolha está em suas mãos. Não escolha ser marionete das trevas e da maldade.

Escolha ser filho da Luz e promotor da bondade e gerador de amor e perdão!

É assim que é. Assim deve ser. Assim deve permanecer!

Feliz 2012.

Na Graça daquEle, que nos chama para sermos luz no mundo num mundo habitado pelas trevas.

Juliano Marcel

0 comentários:

Postar um comentário


E os do Caminho...

... têm que ser apenas gente andante, seguindo a Jesus com outros, cada um com seu nível de compreensão e percepção, porém todos desejosos de aprenderem a Cristo, conforme Jesus no ensinou ser o caminho de gente que busca se tornar semelhante a Ele.

Este é o convite aos do Caminho: tornarem-se semelhantes a Jesus no curso da jornada da fé; dia a dia sendo transformados de glória em glória; até que se vá chegando à estatura do Novo Homem, o qual se renova segundo Deus mediante a pratica do amor e da verdade.

Assim que é! Vem & vê!

  ©:::::: Graça&Com-vivência | Caminho da Graça ::::::: - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo