terça-feira, 6 de julho de 2010

Queres ser curado?

Leitura do texto no evangelho de João capítulo 5 .

A CURA DO HOMEM ENFERMO A 38 ANOS: Jesus vê o homem que estava todo aquele tempo, e faz aquela pergunta óbvia: queres ser curado?

Possivelmente os 38 anos de paralisia tenham sido 38 anos de culpa e de psicossomatização de culpa.

João nos apresenta um sinal de vida que é aquele que se intromete nas camadas expensas do nosso auto-engano, da nossa doença pela doença, do nosso vício na doença, na nossa dependência da doença, na cultura de doença a qual nos acostumamos, a vida sob um carma no qual nos colocamos e do qual não nos afastamos, o qual perseguimos sem que isso produza nada em nós.

Jesus vem e suscita esta questão sob a verdade, se estamos ou não viciados na nossa própria doença. Vem e faz esta pergunta óbvia que de óbvia não tem nada, pois quem quer que entenda o mínimo da alma humana, sabe o quanto nós somos de fato doentes das nossas doenças, e as nossas doenças são fruto do fato que nós somos doentes.

Aí o cara tem que ficar curado para poder ser curado. Quer ser curado? Porque o segredo da cura começa na sua disposição de não ser mais doente. Enquanto você quer que Deus venha de fora, que o milagre te alcance, que um anjo agite a água, que as circunstâncias te curem, o ambiente harmonize você, nenhuma cura haverá para você, no máximo haverá tapiação (como vemos todos os dias nas “igrejas”, principalmente na TV).

Cura só acontece quando a gente arranca das nossas entranhas a confissão sincera que a gente está disposto a largar o ambiente viciado da doença, a nossa auto-piedade, a nossa auto-vitimização, o culto da nossa própria culpa, a angustia e o prazer das nossas dores, enquanto não pararmos com tudo isso não haverá cura para ninguém.

Tem que declarar se quer a cura ou não.

Você quer?

Pense Nisso!

Juliano Marcel
13/04/2010

1 Comentário:

Paulo Renato disse...

Por mais impressionante que pareça realmente essa é a realidade do homem, a capacidade de se viciar até na dor e na miséria, queres ser curado? parece até absurda essa pergunta vir de Jesus, até a resposta mais absurda ainda ser ouvida por ele e por nós, que eu traduzo assim; Não tenho quem me ajude a fazer o sacrificio. Graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. Está Consumado. Graça e paz.
Blog:http://intricissitudes.blogspot.com/

Postar um comentário


E os do Caminho...

... têm que ser apenas gente andante, seguindo a Jesus com outros, cada um com seu nível de compreensão e percepção, porém todos desejosos de aprenderem a Cristo, conforme Jesus no ensinou ser o caminho de gente que busca se tornar semelhante a Ele.

Este é o convite aos do Caminho: tornarem-se semelhantes a Jesus no curso da jornada da fé; dia a dia sendo transformados de glória em glória; até que se vá chegando à estatura do Novo Homem, o qual se renova segundo Deus mediante a pratica do amor e da verdade.

Assim que é! Vem & vê!

  ©:::::: Graça&Com-vivência | Caminho da Graça ::::::: - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo