sábado, 27 de dezembro de 2008

Irmão mais velho se irrita com irmão mais novo - Parte I

saga_caim

Postei no meu blog a alguns dias atrás o texto sobre "Qual Deus você conhece?" - clique e leia o texto para entender a sequência do que estarei colocando abaixo - porém, no dia 09/08/08 recebi a resposta de uma amado que vou chamá-lo de "Irmão mais Velho" - fazendo menção a um outro texto que escrevi dias atrás também - segue link "Qual filho você é?".

Segue abaixo a carta completa que o Irmão mais Velho me enviou:

-----Mensagem original-----
De: Irmão mais Velho

Enviada em: sábado, 9 de agosto de 2008 19:03

Para: juliano.marcel@ymail.com

Assunto: Re: Qual Deus você conhece?

Rio 09/08/2008.

Que tal um dia você conhecer um Deus, que além de amoroso e bonzinho como nós, que não sabemos criar filhos, e por isso, muitos se tornam playboys ou pessoas sem caráter e até sem vergonhas, por só passarmos a mão por cima delas, quando erram, você conhecer também um Deus que é Justo e odeia o pecado, e não negocia com a mal, se a pessoa não se arrepende dele??

UM grande Atributo de Deus é o Amor, mas Ele é Justo também, e diz em Malaquias, "Eu não mudo".
"Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo".



Medo não, mas devemos TEMER A DEUS, PARA QUE PROSPEREMOS EM TUDO, DIZ O SALMOS 1o - E pecar e viver no Pecado, são duas coisas completamente diferentes e opostas. E a Bíblia diz que não devemos nos afastar da congregação, como muitos fizeram, na Carta aos Hebreus.


De que Igreja você pertence? Ou você é o dono da Verdade Filosófica Cristã do Mundo, ou tem interesses ocultos, em ser independente da Congregação dos Santos?

R. R. (Irmão mais Velho)
____________________________

Resposta do irmão mais novo para o "Irmão mais Velho":


Meu querido,

Creio que você não entendeu o que escrevi, e ainda o leu segundo sua ótica sobre a "igreja" e sobre Deus.

O Deus que eu sirvo, creio e confio é o Deus de todo o amor - pois Ele é o próprio amor - é o Deus de toda a justiça, e de toda a verdade.

Antes de responder a um texto, temos que compreender primeiro o que o autor do texto estava pensando quando escreveu. Não podemos ler um texto com um olhar de crítica - como você o fez - e sim tentar assimilar aquilo que o autor estava querendo dizer, a mensagem por detrás das linhas.

Isso se aprende na escola!

Por se tratar de um texto de conteúdo cristão, mais ainda temos que nos atentar para a intenção do autor. Quando se é metafórico não se pode racionalizar, e quando se é radical, não se pode metaforizar. Com o texto é o mesmo, não podemos analisar o que se está sendo dito de forma metafórico, racionalizando-o.

O que escrevi, escrevi com a verdade daquilo que está cheio o meu coração.

O que acontece, é que não sou escravo de um sistema religioso - institucional - nem preso a nada que não seja a verdade do Evangelho.

Quando eu olho para Deus, as lógicas de justiças não são as que eu tenho em mim mesmo - como você o fez - e sim as que Jesus expressou enquanto esteve aqui na terra. É uma questão fácil de se entender quando não se tem a mente cauterizada pela religiosidade - como você que mesmo recriminando o mundo gospel ainda vive preso a um conceito de Deus religiosamente obscuro.

Se Jesus é o Verbo encarnado, a Palavra de Deus encarnada, e se Nele se cumpriu todos os mandamentos e os profetas; e se Ele é a personificação de toda a plenitude da divindade - para isso entende-se que tudo aquilo que representa o conceito próprio de Deus estava em Jesus -, sendo que Ele mesmo vem e diz que Ele e o Pai são um, de forma que tudo o que Ele faz, o faz com o consentimento e de acordo com o Pai - pois Ele mesmo diz que estava fazendo tudo o que o Pai lhe ordenou - não encontramos em Jesus, esta expressão de justiça própria que encontro em sua carta.

Sua resposta, é a própria encarnação do senso de justiça própria - aquilo que você tem em si mesmo - daí você ainda estar preso a um Deus justo, que tamanha justiça te pune, te amedronta, da qual gera na desculpa de se viver em temor a Deus, a vida debaixo do medo fóbico da ira divina.

O problema é que sempre pensamos em Deus e em sua relação conosco a partir daquilo que pensamos de nós mesmos. Se após determinada atitude, sentimos que nos odiamos, a conclusão lógica é que Deus nos odeia também.

Como Davi disse, e eu tomo as palavras dele e faço as minhas: "Caia eu nas mãos de Deus, mas não caia eu nas mãos dos homens"!

Eu sei qual o Deus que eu sirvo. E pra mim, é preferencialmente melhor cair nas mãos Dele, do que nas suas, ou nas de qualquer outro homem, que tem em si mesmo e age a partir do seu próprio conceito de justiça, para julgar os outros a partir daquilo que pensa sobre si próprio.

"E pecar e viver no Pecado, são duas coisas completamente diferentes e opostas" disse você, e eu concordo plenamente, e assino embaixo desta afirmação.

E onde você leu no meu texto que eu apoio o viver no pecado?

Repito, onde você leu no meu texto que eu apoio o viver no pecado?

Sou contra o pecado também, mas não contra o pecador. Jesus abominou o pecado, mas cuidou do pecador. Aliás, se você pegar o próprio Salmo que você colocou em sua resposta - o salmo 1 - e pegue este texto e o interprete a partir de Jesus, e você vai ver que os pecadores, escarnecedores, e os ímpios que davam conselhos, eram justamente os fariseus e escribas. Estes eram os pecadores para Jesus.

Quer ver se é verdade? Leia os evangelhos, todos, e verá com quem Jesus não se sentou, no caminho de quem Jesus não se deteve, e conselho de quem Jesus não seguiu.

João, chega a dizer um pouquinho mais: "Aquele que disser que não tem pecado, já pecou!" Então meu irmão resta-nos apenas uma afirmação: "Somos pecadores"!

Não incentivei ninguém a viver na prática do pecado - creio que seu argumento foi infundado e equivocado.

"E a Bíblia diz que não devemos nos afastar da congregação, como muitos fizeram, na Carta aos Hebreus" disse você também. Pergunto: Quem incentivou o afastamento da congregação?

Quando eu disse: "O coração de Deus não se alegra com sorrisos externos, com danças eufóricas, com glórias e aleluias da boca pra fora, com freqüência assídua as reuniões da “igreja”, não!"; estava me referindo que isso não tem um fim em si mesmo como ritualidade para alegrar o coração de Deus, porque o que faz a diferença não é a freqüência aos cultos, e sim a verdade do coração.

Do que adiantaria freqüentar todas as reuniões, e ser um hipócrita, um fariseu, alguém com senso de justiça própria pensando que isso faz a diferença diante de Deus, se tudo isso estiver desassociado da verdade do coração? Foi o que eu disse em meu texto, então, não tem base tal argumento que você colocou.

Meu querido, antes de responder a qualquer pessoa analise o que lhe foi enviado primeiro. Todas as palavras contidas em meus textos, são muito bem analisadas, e criteriosamente selecionadas para não escandalizar ninguém - apesar de que o Evangelho da Graça é escândalo para os judeus, para os gregos, e para os religiosos como você.

A liberdade é apavorante para os religiosos.

Respondendo as suas perguntas:

Pergunta: "De que Igreja você pertence?"

Resposta: Maiores detalhes sobre mim e o que faço ver

Biografia no meu bog.

Pergunta: "Ou você é o dono da Verdade Filosófica Cristã do Mundo, ou tem interesses ocultos, em ser independente da Congregação dos Santos?"

Resposta: Não. Não sou o dono da verdade filosófica cristã do mundo, até porque tal verdade diante da Verdade do Evangelho torna-se mentira. Sendo que a única Verdade existente é a Verdade encarnada - Jesus Cristo - Ele disse "Eu Sou o Caminho, a 'Verdade' e a Vida".

Não tenho interesses ocultos, muito menos da Congregação dos Santos - nem sabia que tal congregação existia, pensei existir apenas a Congregação Cristã do Brasil. Se for igual a essa, tô fora! Rsrsrs.... Não sonho em ser independente até porque é impossível viver independente seja de qual forma for. Então, penso ser uma infantilidade da minha parte responder a tal pergunta, sendo que sou totalmente dependente de Deus.

Agora, lamento ler tal resposta de sua parte.


Lamento ver em suas respostas o seu conceito pequeno de Deus.


Lamento ver que expressa em palavras a amargura que vive interiormente com a "igreja", ou como você mesmo diz, com o mundo gospel.


Lamento que mesmo vivendo assim, ainda não aceitou um Deus que liberta.


Lamento ver o quão superficial é seu cristianismo.


Lamento ver que em seus textos você expressa toda ira que tem de si próprio um vez que viveu dentro deste mesmo sistema.


Lamento que mesmo ferido, ainda pensa que este sistema tem jeito.


Lamento que não possa entender a Verdade do Evangelho de forma que aceite Deus conforme Jesus apresentou.


Lamento que por não aceitar o Deus de Jesus, você ainda viva com um conceito de um "Deus" justiceiro.


Lamento que tenhas medo de Deus disfarçado sob um temor religioso, sob uma capa de devocionalidade.


Lamento que mesmo tendo tantas experiências com a "igreja" está cego para a Verdade do Evangelho.


Lamento que mesmo ouvindo ou lendo esta Verdade, ainda o faça com os olhos da religião, os mesmo olhos com que os fariseus viram Jesus.


Lamento que não conheça o Deus Aba.


Lamento que não desfrute do colo da Aba.


Lamento que não tenhas noção de quão bom é viver com o amor de Aba. Sabe por quê? "Está consumado"! Tudo já foi pago em Cristo - na Cruz.

Assim só me resta dizer obrigado pela sua carta! Me fez entender um pouquinho mais como funciona a mente dos religiosos.

Abraços meu irmão! E oro a Deus por sua alma, para que consiga encontrar o Deus Aba revelado em Jesus. E quando isso acontecer, assim como o filho pródigo, volte pra casa. O Aba estará te esperando com os braços abertos para lhe dar um beijo, um abraço, e te amar como Ele realmente te ama!

Na graça Dele, que é amor, justiça, verdade, misericórdia e graça em mim, e eu Nele!

Juliano Marcel


________________________

Preciso Dizer mais alguma coisa!? Não!

Um beijo a todos!
Juliano Marcel

Escrito em 12/08/2008


0 comentários:

Postar um comentário


E os do Caminho...

... têm que ser apenas gente andante, seguindo a Jesus com outros, cada um com seu nível de compreensão e percepção, porém todos desejosos de aprenderem a Cristo, conforme Jesus no ensinou ser o caminho de gente que busca se tornar semelhante a Ele.

Este é o convite aos do Caminho: tornarem-se semelhantes a Jesus no curso da jornada da fé; dia a dia sendo transformados de glória em glória; até que se vá chegando à estatura do Novo Homem, o qual se renova segundo Deus mediante a pratica do amor e da verdade.

Assim que é! Vem & vê!

  ©:::::: Graça&Com-vivência | Caminho da Graça ::::::: - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo