quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O Deus do Evangelho é escandaloso - Parte II e Parte III



Resposta ao texto “O Deus do Evangelho é escandaloso” postado aqui mesmo no blog:


--------Original Mensagem--------------------

Date: Thu, 22 Jan 2009 13:07:29 -0200

Subject: Re: Ministério Juliano Marcel - Graça & Vida 2

From: Vanessa Chagas

To: Juliano Marcel


Salvação é 0800


Realmente... Quando se fala em Deus, pensamos logo na "igreja".

Deus não é funcionário público, para que possa apenas ser encontrado no departamento público chamado IGREJA, de tantas a tantas horas, em tais dias da semana.


Qual era o cargo que Jesus ocupava no templo? Jesus, até ia no templo, e era exatamente lá que ele menos operava, menos curava, menos pregava. Mesmo por que, geralmente lá, ele não era muito bem aceito. Algum "pecador" que já teve a má sorte de estar sob a mira do olhar de um crente salvo, sabe do que eu estou falando. Chega ser cômico! Jesus devia passar por esta.
A única vez, que eu tenho conhecimento que Jesus teve raiva, foi exatamente no templo, devido ao comércio que estava existindo alí. Estava e está. Os pombos, ainda estão sendo vendidos e comercializados dentro desta instituição.Eu quero entender ainda, o que é que tem haver Jesus com religião? Que comunhão há entre Deus e a santa "igreja?



IgrejaEu conheço uma mulher que ainda é membro de uma igreja. Há mais de vinte anos atrás, ele teve uma crise no casamento, e acabou chegando ao adultério. Para seu mega azar, algum "irmão" de igreja teve conhecimento do fato e ao invés de tentar ajudá-la, expôs o fato para a sacrossanta congregação.


Ela sofreu todas as penalidades previstas no sacrossanto Código de LEIS doutrinárias, da congregação que ela ainda pertence. E ainda hoje, mais de vinte anos depois, ela continua sem ter o direito de se sentar durante os cultos, ao lado do marido, que por sinal, já concedeu perdão a ela...


O Deus Que a Igreja Prega A palavra de diz que se arrependermos e confessarmos nossos pecados ele é justo para nos perdoar. Sei que esta mulher já se arrependeu, porque ela mudou seus caminhos. Todos os anos que se passaram, provam isto.O marido dela já concedeu perdão a ela, pois continuam juntos e felizes.A Contituição, que é o conjunto de leis criadas pelos homens, nem a julgou.


Provavelmente Deus foi o primeiro a perdoá-la.Mas a "igreja" que prega esta palavra de Deus, ainda não concedeu perdão a ela.


Ela se desviou do caminho dentro de uma sociedade chamada casamento e feriu o coração de um homem.A "igreja", adultéra a palavra de Deus, a imagem de Deus, o amor de Deus, o perdão de Deus, a graça de Deus, a salvação de Deus... Destruindo o coração de muitos homens.
Se a "igreja" é parte essencial da vida de qualquer cristão, e se precisarmos ir ou estar dentro de uma igreja para encontrarmos Deus, a bíblia é uma fraude!



Em qual "igreja" estava Noé, quando Deus o encontrou e o salvou, com toda sua família das águas do dilúvio?



Em qual "igreja" estava Abraão, o pai da humanidade, quando Deus o encontrou? Foi dentro de qual "igreja" que ele desenvolveu comunhão com Deus e cumpriu seus caminhos?



E Moisés? Foi no culto dos domingos que Deus o encontrou? E quando no deserto, passou a existir a tenda da congregação, vale ressaltar que a tenda andava com o povo, levada pelo povo, para onde quer que eles fossem.



E Gideão, Jefté, entre tantos outros? O próprio Davi...



Onde estava Maria quando o anjo veio lhe anunciar o nascimento de Jesus? Estava na "igreja"? Eu estou falando, mais realmente não sei. Creio que se estivesse, teria ela sido crucificada.



O próprio Paulo de Tarso, onde ele estava?



João Batista! Nascido de mulher, nenhum houve como ele. Onde ele realizava a obra de Deus?
Contudo, acho a "igreja" essencial, principalmente para os servos de Deus. Acho que todos que conseguem conviver com a "igreja", estão confortavelmente sob o peso da LEI. Deus é misericordioso, gente! Por isto ainda existe "igreja". Para que quando ele ti despertar, você tomar pavor dela!



Mais temos que ter misericórdia de quem está dentro dela e visitá-los. Afinal é pré-requisito para a salvação que visitemos os presos.



É como um filho que mesmo já estando adulto, persiste em não sair de dentro da casa do pai, vivendo sob a autoridade paterna, cumprindo as regras da casa, como se ainda fosse criança. Pois ali é um mundo restrito, mais conhecido. E no mundo que há fora daquela casa, ela não sabe o que vai encontrar.



A verdadeira salvação consegue penetrar bem pouco dentro da "igreja". Eu creio que para sermos curados e restaurados, precisamos tirar as máscaras e perdermos o medo de mostrar e assumir quem somos. O que já é um trauma! Pois somos criados exatamente para ocultar quem somos.



Vivemos nossos dias de Batman, que só aparece mascarado, ninguém o identifica quando ele mostra a face verdadeira. Recebemos a educação do "é feio"! No cotidiano da família, comemos em pratos muitas vezes com as "beirolas" lascadas. Os copos? Aqueles de massa de tomate. O armário está cheio de pratos lindos que só serão utilizados, no dia que tiver visita. O "diabo" da visita tem que comer no prato bonito, beber no melhor copo, usar os melhores lençóis, dormir no quarto melhor... E ai de quem não estiver satisfeito! É a visita!E quando nós é que somos a visita? Pode esquecer de por na mala, aquela camiseta furada que vc tanto ama.



Vivemos nos fantasiando! Para cada ocasião, uma fantasia. Um dia deste fui numa festa. Visto que moro do lado de um hospital, pensei seriamente em pedir a ambulância, que fosse me resgatar. Meu pé estava em estado de penúria. Cada bolha com mais água que Santa Catarina... E eu lá! Em cima do salto. Só Deus sabe como estava me sentindo... Tudo em prol da boa imagem! Ééééé... Tirar as máscaras fora da "igreja" já não é fácil e piorou dentro dela.



Se tirarmos as capas dentro da igreja, somos excluídos e rejeitados e castigados, como se o autor da salvação, não conhecesse nosso coração bem melhor que nós. Não é puro que poucos Jesus curou dentro das poucos na "igreja" da época dele e milhares fora dela.



Jesus quando chamou seus discípulos para com ele caminhar, não os levou para a "igreja". E quem o seguia tinha que largar suas seguranças, sabendo que ele não tinha "ninho"... Está escrito!



A minha verdade, é que sei que a "igreja" não vai me aceitar como sou e Deus me ama como sou. E se ele me ama como sou, porque tenho que mudar? Quem sou eu para servir a Deus? No máximo eu consigo ser filha. Sou inadequada demais para ter um compromisso com Deus e com a obra dele.



Quantas vezes, eu estava na igreja que eu ia sem ter compromisso, claro! E começava em meu pensamento a orar: _ Deus, tem misericórdia! Que hora que acaba este culto, para eu ir correndo para o boteco de Neguinho beber minhas cervejas? Será que isto é errado? Será que estou alimentando as carnalidades? Claro que sim! Mas se eu não alimentar minha carne, eu morro! Por que ela também faz parte de mim. Assim como não alimentar meu espírito eu morro. Ele também sou eu.



A graça de Deus me concede esta dádiva...A dádiva de viver, tendo a certeza que certo é aquilo que para mim particularmente e de forma individual é certo. A salvação é individual!
Por que o que para mim é certo, Deus escreveu dentro do meu coração e o que para mim é errado, ele transforma. Ele. Eu não! Enquanto isto, vou vivendo em paz! Quem tem o conhecimento do bem e do mal?



Deus me concede a dádiva de viver sem ter que carregar o peso do estereótipo da sociedade. Que está matando todos com suas exigências. Não é só a "igreja" com seus modelos que está destruindo a essência singular de cada criação.



Isto é salvação e graça. Nesta viagem não existe um roteiro. Você não sabe para onde vai e nem o que vai fazer, e nem onde vai chegar. Por isto é difícil aprender a caminhar na graça.



A minha dificuldade particular é ter que confiar e seguir um caminho que não conheço, simplesmente aceitando que quem me conduz, quer e fará o melhor por mim, para mim e em mim. E que eu não posso fazer isto por mim.Só através do entendimento da graça, é que somos salvos.


A maior dificuldade de viver na graça é aceitar que não somos capaz...



Resumindo: Salvação é 0800!




Vanessa.



_________________________


Resposta




Mana amiga Vanessa,



Essa foi boa..... rsrsrs... muito boa!



Gostei da síntese: Salvação é "0800" - é de graça!



Esta é a verdade na qual vivemos pela fé, e para os da "igreja" aceitar e condicionar a fé deles nessa forma é que é quase que impossível. Digo quase, porque as impossibilidades humanas fazem parte das possibilidades divinas, daí ainda ter chance deles - os da "igreja" - poderem ser alcançada por esta graça.



Porém, só alcançarão e viverão esta graça, quando na medida da fé de Pedro, sobre a autoridade da Palavra de Jesus, se lançar pela fé a caminhar sobre as impossibilidades humanas - o andar nas águas - , e assim, poder dar cada passo sabendo que quem nos mantém e "banca" o caminho é Ele - Jesus!



Daí o caminhar do Evangelho ser escandaloso. Escandaloso porque nós é que queremos bancar o nosso próprio caminho; nós é que queremos poder olhar e ter certeza de onde estamos colocando nossos pés; nós é que queremos pagar para poder ter algum direito; nós é que achamos que podemos com nossos esforços bancar alguma coisa no caminho.



Mas na verdade, não podemos bancar nada, não conseguimos bancar coisa nenhuma, nem a nós mesmo a respeito de nós mesmos e de nossa salvação!



Assim sendo, o que nos resta é confiantemente nos lançarmos à loucura do caminhar sobre a Palavra daquele que nos bancou, nos banca e nos bancará na nossa caminhada - Jesus!



Abraços, é fique firme nesta fé! Pois Deus te tem sido revelado nesta simplicidade, que é só sua, em particular!!!



Afinal, a salvação é 0800!!!!!!!!!



Receba meu carinho!


Juliano Marcel


Bragança Paulista - SP


22/01/09


juliano.marcel@ymail.com


http://www.julianomarcel.blogspot.com/


http://www.bloggracaevida.blogspot.com/

_________________________________

Parte III:

---------Original Messagem--------------


Date: Thu, 22 Jan 2009 18:40:08 -0200


Subject: Re: Ministério Juliano Marcel - Graça & Vida


From: Vanessa Chagas


To: Juliano Marcel


Olha amigo,



Em relação a salvação 0800, até eu ri muito, quando isto me veio na mente.



Uma coisa quero que fique bem claro. Esta é minha maneira de ver hoje. Sobre tudo que escrevi, é o que penso hoje. O que não significa que amanhã pensarei do mesmo jeito, e que o penso não serve de estrada para ninguém. Pois, isto também é graça e promessa de Deus. Em Ezequiel 34 ele diz que ele mesmo apascentará suas ovelhas. E ele também diz que colocará suas leis em nossos corações. E eu creio, que ele faz isto, segundo o projeto que ele tem na vida de cada um. Por isto, eu prego a bíblia. Cada um busque Deus na sua palavra. Mas também não custa nada compartilhar as dúvidas e loucuras com os amigos, né? Hahahahahaha... Assim como você, Deus já me mostrou coisas dentro da bíblia que eu ficava horas pensando: _Eu não estou vendo isto! Isso é coisa da minha mente insana! Estou enlouquecendo e não tem ninguém para endoidar comigo.



Agora eu gosto muito de você, por que eu tenho algo em comum com você. Pelo menos de uma coisa temos certeza. Que este é o caminho da Graça. Enquanto muitos, por não estarem dentro das "igrejas", não reconhecem a graça e não só são classificados como se sentem desviados. Como de fato, estão. Pois pensam, que sem "igreja"... Sem Deus. Estes realmente creio que são o alvo de pessoas como você e eu. Sem contar que você tem conhecimento de todos os conflitos que esta estrada proporciona.



Eu tenho meditado muito em sermos imagem e semelhança de Deus. Quanto a imagem, tudo bem, agora quanto a semelhança... Hahahahaha



Complicado! Isto significa que tudo que sentimos, Deus também sente? Só que os sentimentos dele já foram domesticados, né?



O que você pensa sobre isto?



Tenho pensado também que tudo que há em nós é saudável e necessário, desde que estejam no nível certo. Como nos exames de laboratório... Nem mais e nem menos. Colesterol, glicose... Tudo dentro do limite. O que você pensa?



Um abração!



Vanessa




______________________________



Resposta:




Amiga Vanessa, graça e paz!



Realmente esta parte - imagem e semelhança - tem causado muitas discussões teológicas no meio chamado cristão.



Se fosse falar conforme as teologias sistemáticas eu teria uma grande experiência teológica para expor com muitos argumentos e diferentes formas de entender e definição do "imagem" e "semelhança" que Gênesis nos apresenta do ápice da criação - que é o homem.



Porém, penso que este não seja seu interesse, muito o menos o meu, de ficar escrevendo parágrafos e mais parágrafos sobre tal tema.



Assim sendo, de forma resumida, e compreensão particular e pessoal, digo que ser à imagem e semelhança de Deus, é carregar no cerne do ser a possibilidade de entender, compreender, amar, e fazer o bem, como Deus o faz.



Afinal, na primitividade, o homem fora criado com uma possibilidade e condição de transcendência e entendimento e aberto às Verdades do Eterno e da criação, de forma que o salmista vem e diz que o homem foi criado um pouco menor que os anjos.



Assim, com a queda, o homem perdeu a capacidade de usar toda a sua integralidade de ser, sentir e agir.



Em Jesus, somos chamados a ser novamente à imagem e semelhança de Deus, quando Ele diz que devemos perdoar assim como Deus já nos perdoou. Devemos fazer o bem independente de quem seja - seja boa ou má a pessoa beneficiária do nosso bem - porque Deus derrama chuva sobre bons e maus, e faz nascer o sol sobre justos e injustos.



Se Deus não faz acepção de pessoas, e sua misericórdia se estende à todos indistintamente, o nosso dever, após compreender o Evangelho, e o chamado de Jesus pra nós é justamente este - nos tornar-mos imagem e semelhança de Deus "em Cristo". Pois devido à queda, somente em Cristo conseguiremos ser e agir assim.



O chamado do Evangelho, é este: "Nos tornar-mos imagem e semelhança de Deus, conforme sua própria natureza encarna em Cristo Jesus"!



Uma única coisa: Deus não sente como nós sentimos, e muito menos teve seus sentimentos domesticados.... rsrsrs



Aliás, tudo o que Ele sente, somos incapazes de sentir. E tudo o que sentimos, Ele entende e compreende porque diz-nos a Bíblia que em tudo Ele foi tentado e experimentado. Homem de muitos trabalhos. Assim sendo, Deus conhece o que sentimos. Porém a forma que Ele sente não nos é discernível. Afinal, nunca conseguiremos conceber uma idéia de sentimento como o de Deus.



Uma evidência básica e clara pra nós, que nos foi apresentada nas Escrituras, é que Deus é amor, e Ele nos ama. Somente este "sentir" do amor e este expressar do amor de Deus já nos é indiscernível. Não conseguimos equacionar a dimencionalidade deste amor e suas minuciosidades!



Assim, o que me resta, é saber que Ele me ama. Além do que imagino e conheço sobre o amor.



E em nós, creio que sim. Tudo existe dentro de um limite. Tudo o que é dosado faz bem, tudo o que exagerado e exacerbado faz mal. E tudo o que é em escassez faz mal também. Então, somos chamados a viver uma vida balanceada Nele. Ele é a base de entendimento do que em mim está em excesso ou em escassez.



Ok!?



Receba meu carinho!



Na graça Dele,



Juliano Marcel


"...o amor não se alegra com a injustiça,

pois sua felicidade está na verdade..."

(Paulo de Tarso 1 Co 13:6 - V. KJ)


msn: juliano.marcel@hotmail.com


e-mail: juliano.marcel@ymail.com

skype: juliano.marcel


Blog: www.julianomarcel.blogspot.com


*Acesse blog do Caminho da Graça Estação Bragança Paulista/SP:

Graça&Vida Com-vivência

www.bloggracaevida.blogspot.com



0 comentários:

Postar um comentário


E os do Caminho...

... têm que ser apenas gente andante, seguindo a Jesus com outros, cada um com seu nível de compreensão e percepção, porém todos desejosos de aprenderem a Cristo, conforme Jesus no ensinou ser o caminho de gente que busca se tornar semelhante a Ele.

Este é o convite aos do Caminho: tornarem-se semelhantes a Jesus no curso da jornada da fé; dia a dia sendo transformados de glória em glória; até que se vá chegando à estatura do Novo Homem, o qual se renova segundo Deus mediante a pratica do amor e da verdade.

Assim que é! Vem & vê!

  ©:::::: Graça&Com-vivência | Caminho da Graça ::::::: - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo